Saúde Ativa

Hipertensão Arterial Sistêmica

Descrição geral: 

A hipertensão arterial, comumente pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg ("14 por 9"). A pressão alta faz com que o coração se esforce mais do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Em 90% dos casos a doença é herdada dos pais, porém há ainda vários fatores que influenciam nos níveis de pressã arterial. Os mais comuns são o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade, estresse, consumo elevado de sal na dieta, colesterol alto e sedentarismo.  A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada com o uso de medicamentos sob orientação médica.

Sinais e sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando há picos muito elevados de pressão arterial e juntamente com eles pode ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Orientações e cuidados:

Além dos medicamentos utilizados para o controle dos níveis de pressão arterial, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, mantendo o peso corporal adequado, adotando hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas regulares, moderar o consumo de álcool e controlar outras doenças crônicas, caso presentes, como a diabetes.

Relação com a COVID-19: 

As pessoas com hipertensão arterial sistêmica foram incluídas no grupo de risco para infecção por COVID-19 quando a literatura evidenciou que entre as pessoas que adoeceram pela doença, grande parte tinha pressão alta. Além disso, pessoas hipertensas evoluíram de forma pior com o novo coronavírus, apresentando complicações mais graves no decorrer da doença. O coronavírus, ao entrar em contato com o corpo humano, pode afetar o músculo cardíaco e em um coração sobrecarregado, como no caso do paciente com hipertensão, a consequência disso pode ser, por exemplo, uma inflamação do miocárdio (miocardite).  A literatura ainda tem mostrado que o vírus pode levar a uma certa anulação da ação dos medicamentos para controle de pressão arterial. 

Referências: 

Rodríguez-Leor O, Cid-Álvarez B, Ojeda S, Martín-Moreiras J, Ramón Rumoroso J, López-Palop R, et al. Impacto de la pandemia de COVID-19 sobre la actividad asistencial en cardiología intervencionista en España. REC Interv Cardiol [Internet]. 2020 [acessado em 25 maio 2020]; 2: 82-9. Disponível em: Disponível em: https://www.recintervcardiol.org/es/articulo-original/impacto-de-la-pandemia-de-covid-19-sobre-la-actividad-asistencial-en-cardiologia-intervencionista-en-espana https://doi.org/10.24875/RECIC.M20000120» https://doi.org/https://doi.org/10.24875/RECIC.M20000120» https://www.recintervcardiol.org/es/articulo-original/impacto-de-la-pandemia-de-covid-19-sobre-la-actividad-asistencial-en-cardiologia-intervencionista-en-espanaAmerican Academy of Family Physician. Using Telehealth to Care for Patients During the COVID-19 Pandemic [Internet]. 2020 [acessado em 25 maio 2020]. Disponível em: Disponível em: https://www.aafp.org/patient-care/emergency/2019-coronavirus/telehealth.html