Gripe
Descrição geral:
A gripe se caracteriza por uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza e possui grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os tipos A e B são responsáveis pelas epidemias sazonais. Em geral, a transmissão do vírus da gripe ocorre dentro da mesma espécie, exceto entre os suínos. A transmissão direta de pessoa a pessoa é mais comum e ocorre por meio de gotículas expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Também há evidências de transmissão pelo modo indireto, por meio do contato com as secreções de outros doentes. Com relação a possíveis complicações advindas da gripe, algumas situações de risco importantes incluem doença pulmonar crônica (asma e doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC), cardiopatias (insuficiência cardíaca crônica), doença metabólica crônica (diabetes, por exemplo), imunodeficiência ou imunodepressão, gravidez, doença crônica renal e hemoglobinopatias. A principal medida para a prevenção da infecção por vírus Influenza é a vacinação, que ocorre anualmente em razão da grande variedade desse vírus em circulação.
Sinais e sintomas:
Os pricipais sintomas da gripe são a febre, dor de garganta, tosse e dores no corpo e de cabeça. Em adultos, o quadro clínico pode variar de intensidade e em crianças, a temperatura da febre pode atingir níveis mais altos combinada com quadros de bronquite; bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Orientações e cuidados:
Normalmente,somente é necessário realizar repouso e a ingestão de muitos líquidos. Mas se a infeção for grave ou houver maior risco de complicações, é preciso consultar um médico para a prescrição de medicamento antiviral, como oseltamivir, zanamivir, peramivir ou baloxavir.
Relação com a COVID-19:
Causadas por vírus diferentes, a gripe pelo influenza e a Covid-19 pelo SARS-CoV-2 podem apresentar sintomas semelhantes, o que dificulta o diagnóstico. A Covid-19 pode começar com sintomas leves como febre e tosse seca, progredindo para uma dificuldade respiratória. A gripe, por sua vez, muito comum em períodos de frio e transição de temperatura, pode se manifestar através dos sintomas dor de garganta, febre, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios. É importante esclarecer que não é verdade que a gripe afeta o sistema imunológico, facilitando o contágio por Coronavírus. O grande problema relacionado à gripe é justamente o momento de diferenciá-lo da COVID-19, já que são praticamente indistinguíveis na apresentação clínica.
Referências:
SPAIC - GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DOENÇAS ALÉRGICAS E COVID-19 – (https://www.spaic.pt/noticias/covid19 )Ministério da Saúde (saude.gov.br/saude-de-a-z)