Febre
Descrição geral:
A febre é uma resposta natural do corpo para combater agentes invasores como vírus e bactérias e serve de alerta para o sistema imunológico começar a combater tais agentes infecciosos. A temperatura normal do corpo de um indivíduo adulto varia entre 36 e 37 graus. e a febre é sinal preocupante quando se apresenta acima de 39 graus, podendo indicar uma infecção grave.
Sinais e sintomas:
Exemplos de sintomas que combinados com a febre servem de alerta e indicam a necessidade de procurar atendimento médico são dores de cabeça persistentes, dores de garganta que dificultem a deglutição, confusões mentais, dificuldades para respirar e dores no peito e dores abdominais.
Orientações e cuidados:
Quando a febre não é muito elevada (abaixo de 38º C), o ideal é que primeiro se tente recorrer a métodos caseiros como banhos com água morna, retirar excessos de roupas, ficar em locais arejados, manter-se o máximo possível de repouso, beber água com temperaturas mais frias ou sucos naturais de laranja e limão, por exemplo, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunilógico. Nos casos em que a febre não diminui é necessário consultar o clínico geral para iniciar o tratamento com remédios antipiréticos, como o paracetamol. Em casos de populações específicas como crianças menores de três anos, pessoas com doenças cardíacas ou idosos com condições limitantes como demências, a recomendação é consultar imediatamente um especialista médico, especialmente se a febre for superior a 38°.
Relação com a COVID-19:
A febre não é uma doença, mas um sintoma que aparece em diferentes tipos de doenças e infecções, entre eles, os problemas respiratórios. As pessoas infectadas pelo novo coronavírus tem sintomas muito parecidos com uma gripe comum. No entanto, em pessoas idosas e que sofrem de doenças crônicas, as complicações podem ser mais sérias. Nessas situações, pode ocorrer complicações como a síndrome respiratória aguda grave, que em casos extremos, leva a morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os sintomas mais comuns do novo coronavírus (COVID-19) são a coriza nasal, febre, tosse e dificuldadse para respirar. Esses sintomas, geralmente, se apresentam na forma leve em mais de 80% dos casos. O restante apresenta sintomas mais graves, mas, cerca 96% tem a cura como desfecho.
Referências:
https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/5. SPAIC - GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DOENÇAS ALÉRGICAS E COVID-19 – (https://www.spaic.pt/noticias/covid19 ).Ministério da Saúde (saude.gov.br/saude-de-a-z)